De olho na Copa















O RESUMO DA ÓPERA – Neste momento em que o Campeonato Carioca chega aos seus momentos finais, talvez seja uma boa oportunidade de fazer uma avaliação do que foi esse certame esportivo. Muito poderia ser dito nesse momento. Mas, talvez o fato mais marcante, é que o Campeonato mostrou como o Rio de Janeiro está se preparando para a Copa do Mundo de 2014. E quando dizemos se preparando, não estamos nos referindo a produção do evento, nem a construção de estádios, nem ao modo como os turistas serão recebidos.

O Campeonato de Futebol de Praia nos mostra como o Rio está se preparando para a Copa no que diz respeito à qualidade do seu futebol. Como os atletas cariocas estão lapidando o seu precioso toque de bola para o grande evento que vai celebrar o esporte mais popular do mundo. No momento em que a Copa vai acontecer no país que é pentacampeão do mundo, celeiro de alguns dos maiores atletas dessa modalidade esportiva, a alma do futebol tipicamente brasileiro começa a brotar nas quadras de várzea, nas ruas, nas peladas, nas praças, nos campinhos e nas areias de Copacabana, o lugar onde o futebol é muito mais carioca.  

Enquanto o Maracanã está fechado para reformas, certamente o grande templo do futebol carioca passou a ser a Praia de Copacabana, com seus vários campos, onde alguns dos mais brilhantes jogadores brasileiros podem mostrar sua arte nesse esporte que traduz, como nenhum outro, o que é o Brasil. O Campeonato Carioca nos mostra como o futebol do país está cada vez mais vivo, refinado, poderoso e com cara de campeão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balança campeão de aspirantes

A força do Colorado

Entrevista com Rafael Bueno

Os melhores jogadores de 2017

O nome dele é Magal