Entrevista com Rafael Bueno








CAPITÃO E ARTILHEIRO - Um dos atletas mais queridos do futebol de praia, Rafael Bueno foi destaque no Campeonato Carioca de 2016, ao conquistar a artilharia com 5 gols. Com passes precisos e jogadas objetivas, ele foi fundamental para que o São Clemente fosse o campeão do certame. Nascido e criado em Botafogo, Rafael Bueno é bem humorado, alto astral e tem um carinho especial pela Escola de Samba São Clemente, onde desfila todos os anos. Na foto acima ele está ao lado da lendária Rosa Magalhães, a premiada carnavalesca da escola. Depois da feijoada que o presidente Renatinho ofereceu aos seus atletas para comemorar a vitória, Bueno concedeu entrevista exclusiva ao Craques da Praia.


1 - O que o futebol representa para você? 
O futebol representa uma das maiores paixões na minha vida... Aquela "brincadeira de moleque" que vivo até hoje! Onde me desligo do mundo e de toda essa correria do dia a dia.

2 - Como foi a emoção de ser o artilheiro do Campeonato Carioca de Futebol de Praia de 2016? 
A emoção de ser artilheiro veio de uma forma especial com esse título no ano olímpico... É sempre bom estar em destaque com gols, já que ao meu modo de ver o futebol se resume a isso! Mas tenho que confessar que a maior responsável por esse mérito foi a sorte, rs... Meus atacantes Julinho, João, Isack e Lucas é que são os especialistas no assunto. Posso dizer que eu só estava iluminado... rsrs

3 - Dois times do bairro de Botafogo, São Clemente e Balança, foram campeões do futebol de praia de 2016. O primeiro com o time principal, o segundo com os aspirantes. Com isso a gente pode dizer que Botafogo é um celeiro de craques do futebol? Com certeza! Um grande celeiro de craques... A São Clemente que ao longo de toda sua história, é com certeza uma das equipes mais vitoriosas, não só na praia no futebol de 11, mas como no Beach Soccer, no Society e no Salão, onde formou grandes craques ao longo de toda sua jornada. O Balança, segue a mesma linhagem... Há anos seguidos é, se não a maior, uma das maiores potências na categoria aspirante, formando sempre novos craques para o futebol de praia...

4 - Você tem uma história bacana no futebol de praia. Marcou época jogando pelo Força e Saúde, depois atuou com destaque no Balança. Como foi a experiência de jogar nessas duas equipes? 
Na verdade a primeira equipe que atuei na praia foi o Balança no ano de 2008. Em 2009 joguei pelo Força e Saúde e em 2010 retornei ao Balança jogando até 2011. De lá pra cá defendo a São Clemente. Jogar nessas duas equipes foi uma honra que pude desfrutar. O Força e Saúde é um time de tamanha tradição na praia, onde conquistei muitas amizades que carrego até hoje. o Balança foi de onde vim, onde estão a maioria dos meus amigos de infância. Hoje a São Clemente é a minha casa e o meu time do coração, mas jamais irá se apagar e mudar todo o amor que tenho pelo Bala!

5 - O São Clemente pertence a escola de samba de mesmo nome. Então tem uma estrutura mais organizada que é um diferencial com relação as outras equipes. Como é que isso reflete na qualidade do futebol dos jogadores? 
Com certeza isso nos diferencia, pois representamos a história que foi escrita pelo fundador e criador de tudo Ivo da Rocha Gomes, pois, como todos sabem, a Escola de samba nasceu do time de futebol! Sabemos o tamanho da responsabilidade que temos em cima disso. Mas nos engradecemos também por essa representação! A qualidade flui junto com o amor que carregamos nessa camisa e de todos os Clementianos, que honramos dentro e fora de campo! Nosso presidente Renatinho, nos lidera de tal forma que conseguimos entender e colocar em prática todo o aprendizado, toda importância e todo valor que ele nos responsabiliza!

6 - Quem são os seus ídolos no futebol profissional? 
O futebol profissional de hoje em dia já não me vem enchendo os olhos, principalmente o nosso! Ídolos que vi jogar como Zidane, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Edmundo, Riquelme... Os de hoje, Messi, Neymar, Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo... Mas com certeza, dos que vi jogar, o maior de todos é o mais "baixinho" rs, Romário!

7 - E no futebol de praia? Quem são os jogadores que você mais admira? 
O futebol de praia é uma modalidade que exige muito vigor físico e raciocínio rápido de quem o pratica, por conta do desnível da areia. E os que tornam isso fácil, são os que eu admiro. Como exemplo vou citar nomes em suas tais posições, em uma espécie de "seleção" na minha opinião é claro... 
Gol: William Negão, Fael e Márcio Lucas. 
Lateral: Felipinho, André Portela, Guerreiro, Mailde, Bruce e Diego Westin. 
Zagueiro: China, Wilson, Catarino, Alan e Duda. 
Meio Campo: Italo, Lucão, Mauricinho, Jordan, Zanol, Glaucio e Rodolfo. 
Atacantes: Leandrinho, Bokinha, Lukas Gêmeos, Dário, Rodrigo, Igor e Julinho. 
Já Magal, Nenem, Juninho Cinco, Caô, Benjamin, Carlinhos, Dheroso e Chinês seriam como "a cereja do bolo..."

8 - Como você observa o futebol de praia atualmente em termos de organização, produção e realização? O que você acha que funciona e o que acha que deve melhorar? 
Vejo o futebol de praia atualmente muito desorganizado por conta de quem o administra. A produção e a realização acredito que aconteça por maior parte com a ação dos apaixonados por seus devidos times. Acredito que uma mudança na cultura das brigas por parte das torcidas em questão da rivalidade entre localização de onde moramos e times que defendemos, ajudaria também no crescimento e em possíveis investimentos e patrocínios para melhorar toda a estrutura do Futebol Carioca de Praia.

9 - E a sua vida pessoal como anda? O trabalho, a família e tudo mais? Você está feliz? 
Minha vida pessoal, como a da maioria dos brasileiros não está fácil, dentro de tantas crises e tragédias que nosso país enfrenta! O trabalho e a família graças a Deus estão bem! Curto a cada dia o crescimento do amor da minha vida, minha filhona Manuela que fez nesse mês de maio 5 anos. Com saúde, cercado de amigos e amores, estou e sou muito feliz com a vida que Deus me proporcionou.

10 - Que mensagem você gostaria de mandar para a galera do futebol de praia? 
Gostaria de dizer a todos que vivem esse nosso mundo do Futebol de Praia, que respeito e admiro a todos sem exceção! Que sou grato a cada amigo que tive o prazer de jogar do lado a favor e do lado contra, por dividirem essa paixão que de certa forma nos une! Pedir perdão aos que talvez dentro de campo posso ter me exaltado ou me excedido de alguma forma que não vos agradou, porque com certeza foi no calor do jogo. Sou um cara que só quer somar amizades por onde passo. Deixar um abraço no coração de cada um e dizer como talvez uma "idéia de amigo" e não como um "conselho" que nesse mundo, não há nada o bom suficiente que não possa melhorar! O melhor só depende de cada um de nós... Fiquem com Deus galera!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balança campeão de aspirantes

A força do Colorado

Os melhores jogadores de 2017

O nome dele é Magal