José Aldo: destaque no Torneio Regional
O ÍDOLO DAS AREIAS – José Aldo, um dos mais populares lutadores brasileiros, é também um dedicado amante do futebol. Essa paixão que cultiva desde a infância, ele exercita jogando futebol de praia no “Ronald de Carvalho”, time da rua de mesmo nome, que reúne diversos praticantes de artes marciais. Fundado por Luis Beição, o Ronald de Carvalho tem feito boas partidas e está construindo uma bonita história nos esportes de praia de Copacabana, tendo como um dos seus principais jogadores José Aldo. Nessa entrevista Aldo nos conta como está sendo sua experiência nesse outro esporte.
1 – O que o futebol significa para você?
O futebol começou como uma paixão de criança e hoje é minha válvula de escape, meu hobby. Futebol é coisa cultural do povo brasileiro. Assim, eu, como toda criança, sonhava em ser jogador, mas a vida me levou para outro rumo.
2 – Como está sendo a experiência de jogar futebol de praia no “Ronald de Carvalho”?
Essa experiência está sendo ótima. Eu gosto de futebol. Então jogar futebol de praia e ainda com amigos não tem preço.
3 – O futebol de praia é um esporte bem carioca. Você já recebeu a medalha Pedro Ernesto, da Câmara dos Vereadores do Rio, a mais importante comenda da cidade. Como é a sua relação com o Rio de Janeiro? Como você se vê na cidade?
Minha relação é como se eu fosse da cidade, como se tivesse nascido aqui. Foi onde eu me tornei quem sou hoje. Minha vida profissional começou aqui, então tenho uma ótima relação com a cidade. Hoje sou um Manauara carioca.
4 – Você é torcedor do Flamengo. Como você analisa a atual fase do Flamengo?
Hoje tanto eu quanto todos os rubros negros estamos esperando um futuro bem melhor para o clube. Essa nova diretoria está sendo uma nova esperança de sermos os campeões que sempre fomos.
5 – Quem são os jogadores do futebol profissional que você mais admira?
Hoje tem vários que admiro, mas gosto muito do David Luiz que tive o prazer de conhecer e assistir um jogo dele em Londres, ano passado. Também sou fã do Zico.
6 – E na praia? Quem são os atletas do futebol de praia que você recomendaria a um time profissional?
Existem vários. Só que não tenho muito contato com eles e não posso dizer o nome. Mas um que tem grande potencial é o Fernando dos Santos. Ele fez vários testes em clubes, mas faltou a oportunidade que ele merece. Mas hoje ele está no mesmo caminho que o meu. Vai ser um famoso campeão do MMA.
7 – Você joga no Ronald de Carvalho que é um time que reúne outros atletas das artes marciais como Luis Beição e Fernando dos Santos. É verdade que outros times andaram te convidando para você trocar de camisa?
Não troco meu time por nenhum outro. Hoje jogar ao lado dos amigos já está ótimo. Jogar com Luis Beiçao, Alexandre Baixinho, Aloísio Dado, Eduardo Simões, Fernando dos Santos é um prazer muito grande. Todos eles me ajudaram no começo da minha carreira. São meus companheiros desde quando eu morava na Academia. Então tenho uma amizade e um carinho muito grande por todos eles. E isso não tem dinheiro que pague.
8 - No último jogo do Ronald de Carvalho, durante a partida, você brincou com o juiz quando ele marcou um lance polêmico. Como você vê essa relação do jogador de futebol com o juiz?
Eu particularmente trato todos normal, com respeito. Não gosto de ficar reclamando com juiz. Tento jogar e fazer minha parte. Se ele errar ou acertar faz parte do jogo. Juiz é um ser humano.
9 – Na sua atividade esportiva principal, o MMA, alguma vez você já se sentiu prejudicado pela arbitragem?
Não, nunca. Como falei na resposta anterior são todos passíveis de erros.
10 – Que mensagem você mandaria para seus colegas jogadores do futebol de praia?
Que joguem com toda a dedicação. Com respeito. E acima de tudo com humildade.
Comentários