A palavra é FAIR PLAY


Fair Play


Essa palavra significa jogo justo. E pode ser entendida como jogar limpo, ter espírito esportivo. O conceito de "fair play" está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital. Os praticantes de todas as modalidades esportivas devem procurar se empenhar e disputar os jogos cumprindo as regras, sob pena de serem desclassificados. Atualmente essa expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade moderna, e toma o significado de trabalhar ou apresentar conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais.

A organização do campeonato detectou, na última rodada, momentos de estresse em alguns jogos do campeonato. Houve um treinador que criou um caso, numa partida, que resultou num tumulto generalizado. Por conta do seu destempero seu time acabou perdendo. Aconteceu empurra-empurra em um jogo no Leme. Houve o caso de uma torcida que invadiu o campo, por conta de um erro do juiz. E também o desagradável episódio de um jogador do time de aspirantes que tentou agredir o juiz, ao final da partida.

A organização informa que não vai mais admitir casos como esses. Qualquer cena de destempero será exemplarmente punida. Agora que o futebol de praia está vivendo um momento de prestígio e visibilidade, os responsáveis pelo campeonato não podem admitir que, por causa de um ou outro episódio desagradável, nosso esporte perca o bonde do sucesso. Assim, é preciso que os líderes dos times, sejam eles dirigentes, treinadores, cartolas ou "bocas de fogo" em geral, conversem com suas equipes (e com suas torcidas) antes dos próximos jogos. Peçam moderação, bons modos, paciência e espírito esportivo. Numa palavra: Fair Play!

O erro do juiz faz parte do jogo de futebol! No momento que o time aceita entrar em campo, com o jogo mediado por determinado árbitro, tem que aceitar os critérios dele. Se o juiz errou, paciência. Nem sempre a pessoa erra de propósito. Além disso, muitas das decisões que são tomadas pelos árbitros, estão sujeitas a diferentes interpretações. É preciso que tenhamos paciência com os juizes. Eles sempre estão errados quando marcam algo contra o nosso time.

Sendo assim, contamos com o apoio de todos que fazem a família "futebol de praia" para que, nos próximos jogos, o espetáculo de um futebol jogado de forma limpa e elegante prevaleça.

Postagens mais visitadas deste blog

Balança campeão de aspirantes

A força do Colorado

Entrevista com Rafael Bueno

Os melhores jogadores de 2017

O nome dele é Magal