A vez do Juiz




APITANDO TODAS - Não são apenas os times de futebol de praia que estão se tornando mais profissionais e organizados. A arbitragem, no futebol de praia, também tem feito bonito. Organizados e profissionais, os juizes e bandeirinhas são parte integrante do grande espetáculo que é uma partida de futebol. A Comissão de Arbitragem da AFPERJ - Associação do Futebol de Praia do Rio de Janeiro tem como diretor geral João Batista da Silva e como Secretário Geral Sergio Henrique Antonio da Conceição, também conhecido como Pato Roco. A Comissão de Arbitragem é tão organizada que tem até seu próprio blog. (http://comissaodearbitragem.blogspot.com/) Em sua página na internet os juizes comentam o Futebol de Praia, fazem resenhas de algumas partidas e publicam ótimas entrevistas com os jogadores. O último entrevistado é o Allan Amorelli, craque, dirigente e galã do time da Paula Freitas. Na entrevista a seguir, Pato Roco, em nome da Comissão de Arbitragem, conta como os juizes vêem o futebol de praia.





1 - Como anda a disciplina dos jogadores de futebol de praia?
R: Primeirante meus cumprimentos e gostaria de enaltecer o trabalho que ora realiza diante desse importantissímo veículo de comunicação. Com relação a pergunta, após a criação da AEFPERJAssociação das Equipes de Futebol de Praia do Estado do Rio de Janeiro, dirigida pelo Dr. Marcelo Vargas (Vaca), Presidente, e o Sr. Paulo César Louzada (PC) Vice-Presidente, as coisas melhoraram muito. Eles resgataram o TJD – Tribunal de Justiça Desportiva, dando mas respeito e segurança para todos os envolvidos. Gostaria muito de poder citar dois exemplos de equipes que eram tidas como problématicas e brigonas, são elas Embalo do Leme e Dínamo da comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Fico muito feliz hoje de poder trabalhar com essas duas equipes com atletas super educados, determinados a fazer do esporte uma integração social, usando sempre o espírito do FAIR PLAY – o jogo limpo, saudável. Tivemos no ultimo campeonato carioca de 2010, as belissímas finais, categoria aspirante Força e Saúde x Dínamo, sagrando-se campeã a equipe do Dínamo, na categoria amador Colorado do Leme x Embalo do Leme, ambas fizeram um grandioso espétaculo com suas torcidas em massa nas areias de Copacabana sem ter tido nenhum tipo de incidente.




2 - O que a Comissão de Arbitragem está achando da realização dos torneios regionais?
R: Isso foi uma iniciativa da Presidência da Associação juntamente com os Clubes, acho super interessante, pois cria uma expecativa maior para o segundo semestre quando será realizado o tradicional Campeonato Carioca de Futebol de Praia de Onze, com isso também podemos até dizer que é uma pré temporada das equipes, quanto da arbitragem em função do carioca.




3 - Quem é o time mais disciplinado da praia? E o mais indisciplinado?
R: Vejamos bem. No meu ponto de vista acho que a modalidade futebol é realmente uma coisa que mexe com os sentimentos, com o ego pessoal, a vontade individual e coletiva de vencer, não poderia aqui citar uma só equipe, porque todas são passivéis de penalidade, mas gostaria sim de pedir aos senhores dirigentes que conversem com seus torcedores, aqueles fanáticos e problemáticos, que vão à praia pertubar os árbitros e até mesmo os atletas de suas equipes, pois para mim hoje não vejo problemas nas equipes com relação a disciplina, voltando a frisar que quem nos traz problemas são alguns torcedores que na maioria das vezes estão em estado etílico alterado. Ou seja, embriagados.




4 - Que jogadores a Comissão de Arbitragem escolheria para fazer uma seleção da Praia?
R: Olha essa é uma pergunta meio delicada, pois hoje temos uma safra de atletas nas equipes com idade de jogar no aspirante atuando pelo amador por serem bons de bolas, tenho muitos amigos craques de bola, e seria injusto da minha parte citar algum nome ou deixar alguém de fora, mas com relação a elenco gostaria de citar a jovem e competente equipe do Embalo que tem feitos grandes partidas na praia.




5 - Como está funcionando essa associação de vocês? O que é, exatamente, a Comissão de Arbitragem?
R: Tenho que dizer que o Presidente Dr. Marcelo Vargas, juntamente com seu Vice-Presidente Sr. Paulo César Louzada não tem medidos esforços para que sejam realizados os torneios, campeonatos, os mesmo estão tentando patrocínio junto a iniciativa privada para que possamos dar mas estruturas para os clubes, como também para as pessoas que trabalham nos eventos. Com relação a Comissão de Arbitragem, temos o nosso Diretor Geral, Sr. João Batista, e eu (Pato Roco) como Secretario Geral da Comissão, onde estamos sempre em contato com os árbitros instruindo os mesmos de como se comportar em uma partida de futebol, orientando, dando assistência no que necessário, escalando para os jogos e ao mesmo tempo punindo aqueles que não se enquadram com as diretrizes da Associção. Poís os mesmos recebem suas taxas em dia, sempre ao final de cada jogo, por isso que cobramos um trabalho sério da parte deles, e esse ano de 2011 a cobrança será maior, devido ao grande número de árbitros da FERJ – Federação de Futebol do Rio de Janeiro que estão nos procurando para partcipar do nosso quadro de arbitragem.




6 - Quem são os juízes mais competentes do futebol de praia?
R: Existem vários árbitros bons, o futebol de praia sempre foi a vitrine da arbitragem Nacional e Internacional, podemos citar alguns nomes do passado: Armando Marques, Daniel Pomeroy, Jorge Jose Emiliano dos Santos ( Margarida), in memorian, atualmente temos um quadro de árbitros bem bacana, mas gostaria de citar o trabalho do Árbitro Eduardo Cordeiro, uma das grandes revelações da arbitragem carioca, fazendo parte do quadro Nacional de árbitros da CBF – Confedaração Brasileira de Futebol, que até hoje atua na praia conosco, que sempre nos fala “ eu não estando escalado na FERJ e CBF podem contar comigo na praia sempre”.




7 - Os juizes muitas vezes são incompreendidos pelo torcedor e pelo atleta. Como vocês costumam lidar com a rejeição da torcida?
R: Isso já existe há muito tempo, foi criado essa raiz negativa que até hoje perpetua nos jogos. Gostaria muito que a Associação criasse uma cartilha e desse para as equipes distribuirem entre seus atletas e torcedores, e digo mas isso iria ajudar muitos atletas, pois 80 % dos jogadores desconhecem as regras de futebol. Fica aqui a minha singela ideia que, de repente, poderá sair do papel. Rsrsrsrsrsrss.


8 - Que mensagem você mandaria para os jogadores da praia?
R: Gostária de pedir aos atletas, principalmente os mas novos, que joguem o verdadeiro futebol, mantendo sempre o FAIR PLAY – espírito saudável dos jogos, que não levem nada para o lado da rivalidade, pois muitos, senão a maioria que jogam nos sabados, nas areias da praia de Copacabana, acordam cedo na Segunda-feira, para irem aos seus colégios ou até mesmo trabalhos, por isso peço que joguem sempre o jogo limpo, sem entradas desleais que possa acarretar perigo ao companheiro desportista.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balança campeão de aspirantes

A força do Colorado

Entrevista com Rafael Bueno

Os melhores jogadores de 2017

O nome dele é Magal