A força do Colorado
TREINADOR E PROFESSOR - O Colorado Futebol Clube é um dos símbolos do Leme, o pequeno balneário carioca que é um lugar que respira futebol. O bairro tem quatro fortes times. Além do Colorado pertencem ao Leme os times do Areia, Copaleme e Embalo. Nesse cenário competitivo em termos de futebol, o Colorado se impõe com um estilo próprio. É temido pelos adversários graças a qualidade de seu futebol e de seu jeito apaixonado de jogar bola. Por trás do time bem sucedido existe a personalidade e o talento do técnico Marquinhos. Dono de um temperamento tranquilo, quase zen, Marquinhos administra talentos, egos e sonhos de uma juventude para quem o futebol é um objetivo de vida. "Não quero que os jovens se iludam com o futebol. Recomendo que todos estudem para ter uma profissão", diz ele, ciente que sua função de treinador também abrange a condição de educador. Personagem muito querido por todos que fazem o futebol de praia, Marquinhos é o apelido carinhoso do advogado Marco Antônio Cecílio Filho, que concedeu entrevista exclusiva ao Craques da Praia.
1 - O que o futebol significa para você?
R: Futebol significa saúde, companheirismo, alegria, união e um estado de espírito que consegue unir todos os tipos de classes sociais em prol do esporte, visando sempre o bem comum, sem violência.
2 - Você é treinador e dirigente do Colorado. Toma muito seu tempo exercer essas duas funções?
Tudo que se faz com amor em prol de um objetivo recompensa o tempo exercido com estas duas funções.
3 - O Colorado fez uma linda campanha no último campeonato. Venceu quase todas as partidas e empatou uma. Na fase eliminatória foi desclassificado pelo Copaleme, numa partida polêmica. Como a equipe lidou com isso?
Em relação a partida em si, foi um jogo duro no qual a equipe do Copaleme usou diversas formas de neutralizar a equipe do Colorado. Na hora da cobrança dos pênaltis, não teve como evitar a pressão exercida pela torcida do Copaleme sobre nossos atletas. E, infelizmente, saímos desclassificados deste campeonato.
4 - Você conseguiu montar um grande time para o campeonato. Como foi esse processo?
A formação desta equipe ocorreu através de um processo de parceira desenvolvida entre o Presidente Marcel e o Rodrigo Cação, atual presidente da Federação do Rio de Janeiro de Beach Soccer. E por mim, com a equipe de Beach Soccer do Vasco da Gama, na qual é dirigida por um dos melhores jogadores de Futebol de Praia dos últimos anos e também fundador do Colorado, Junior Negão. Demonstramos aos atletas que o destino do Colorado do Leme é sempre ser Campeão, respeitando sempre as demais equipes do futebol de Praia.
5 - Dois jogadores do Colorado, Catarino e Mauricinho, estão jogando beach soccer na Inter de Milão. Como você define o futebol desses jogadores?
São dois jovens atletas que, na minha opinião, cresceram muito nos últimos anos, tanto no futebol de onze, como no Beach Soccer. Eles merecem esse espaço na Europa, pois, além de praticar bem a arte de jogar futebol, são jovens de famílias humildes, mas com grande criação.
7 - O Beach Soccer tem crescido muito e tirado jogadores do futebol de praia. Com você vê a relação entre esses dois esportes?
Como o futebol de onze não tem a mesma visibilidade em termos de patrocínios, nem a mesma organização que o Beach Soccer, e, a fim de evitar o desmanche das equipes do Futebol de Onze, acredito que devemos, atualmente, promover uma parceira entre a Associação de Praia e a Federação de Beach Soccer deste estado, a fim de promover os eventos e campeonatos dentro de calendários distintos, para não prejudicar as equipes do Futebol de Onze.
8 - Faça uma seleção com os melhores jogadores do futebol de praia. Qual é a seleção do Marquinhos?
1 – Fanta (Colorado); 2- Silvinho (Copaleme); 3- Alan (Colorado); 4- Catarino (Colorado); 5- Welhington (America do Lido); 6- Gao (Colorado); 7 - André (Colorado); 8 – Mauricinho (Colorado); 9 Mister Bean (Areia); 10- Lucas (Força e Saúde); 11 - Boquinha (Colorado )
9 - Quem são os jogadores de futebol profissional que você mais admira?
Que estão atuando: Juninho Pernambucano, Deco, Messi, Tiago Silva e Neymar, pela personalidade dentro e fora do campo. No passado: Maldini, Mauro Galvão e Romário.
10 - O que você está achando da atuação da Liga de Futebol de Praia?
Dentro das circunstancias na qual o Futebol de Onze se encontrava antes de ser criada esta Associação, analiso o trabalho como razoável, haja visto que no ultimo campeonato os clubes tiveram que arcar com as despesas para pagamento da arbitragem, dentre outras. Assim, como dito acima, para o próximo campeonato devemos ter, antes de tudo, um calendário e um bom patrocínio que possa arcar com todas as despesas, tendo em vista a visibilidade do futebol de onze e toda a sua historia na orla de Copacabana, durante todos esses anos.
11 - Que mensagem você mandaria para os jogadores de futebol de praia
Que procurem usar este esporte como lazer e não se iludam com falsas promessas, até porque é um esporte amador, não deixem de estudar. Faço esse alerta, por experiência própria. Joguei muitos anos, fui campeão como jogador e como treinador do Colorado do Leme. Jamais deixei de acreditar nas minhas ideologias de vida, e hoje exerço minha profissão de advogado há 18 anos.



