O brilho de Caô!

NUNCA HOUVE JOGADOR COMO ELE - Já se disse, para definir o jogador Heleno de Freitas, que "nunca houve jogador como ele", parafraseando a frase de divulgação do filme Gilda, com Rita Hayworth, que dizia que "nunca houve uma mulher como Gilda". Por causa do seu temperamento, sucesso, talento e estrelismo Heleno foi apelidado de "Gilda". O futebol de praia tem o seu próprio Gilda, um craque que tem muitas facetas que o identificam como um Heleno de Freitas. E esse craque chama-se Christiano Abdenur, mas que todos os grãos de areia da praia de Copacabana conhecem simplesmente como Caô.
Caô é o Heleno de Freitas do futebol de praia.
Não! Ele não tem a arrogância, nem a prepotência do craque do Botafogo. Muito menos a descedência de uma família rica. O que une Caô e Heleno é o estilo passional de jogar futebol. O amor pela camisa preto e branca. (No caso do Heleno, a camisa do Botafogo; no caso do Caô, a camisa do Força e Saúde). Mas, mais do que tudo, a semelhança entre os dois gênios do futebol está na convivencia do talento esportivo com os excessos da vida boêmia. Nisso eles são a mesma pessoa.
Caô é um atleta mágico. Joga com total domínio da sua arte. Sabe todos os segredos do esporte que pratica. Tem uma incrível pontaria para fazer gols. É uma grande personalidade do futebol de praia. Como pessoa, ao contrário do Heleno, é dócil, gentil, afável. Um verdadeiro "príncipe". Raramente faz falta. Joga um futebol clássico e demonstra uma incrível paixão por aquilo que faz. É amoroso com os amigos e gentil com os inimigos. Nunca altera a voz ao falar com ninguém. É um doce de pessoa.
Fora do campo é o atleta mais indisciplinado que o futebol de praia já teve. É um amante da bebida, das noitadas luxuriosas, das farras inconsequentes, dos romances com periguetes. É capaz de virar dias e noites bebendo sem parar. Semanas atrás, um colega de equipe o encontrou num final de noite e ficou horrorizado com o que viu. "O Caô estava irreconhecível. Ele nem conseguia falar..." O curioso é que, quanto mais ele "enfia o pé na jaca", mais apurado fica seu futebol. Recentemente, no torneio de beach-soccer realizado no Flamengo, ele foi o artilheiro, jogando em meio a grandes talentos e atletas bem mais jovens.
Caô é um fenômeno do futebol de praia.
Se Heleno teve um filme contando sua vida, Caô certamente merecia ter sua história registrada nas telas do cinema. Seus gols sensacionais, seus dribles magníficos, suas jogadas de talento. Da mesma forma como não restaram muitas imagens das jogadas de Heleno, também não existem muitos registros das jogadas de Caô. Mas existe toda uma geração de aficcionados pelo futebol de praia que são testemunhas do talento e da grandiosidade desse atleta.
Comentários