De volta à areia



A HORA E A VEZ DE TOINHO DAMÁSIO – Um dos mais talentosos atletas do futebol de praia, Antonio Carlos Guimarães Damásio, o Toinho Damásio está de volta ao futebol de praia. No primeiro semestre de 2012 o jogador sofreu uma contusão no sensacional jogo entre Flamengo e Vasco, na final do Campeonato Carioca de Beach Soccer, na categoria sub-23. Foi um jogo inesquecível para o público, graças ao apuro técnico e as jogadas  impressionantes exibidas pelos dois times. Mas para Toinho Damá-sio foi inesquecível porque, faltando 30 segundos para o final da partida, sofreu a contusão que o deixou fora das atividades esportivas durante todo o segundo semestre. Além de dividir seu talento entre o beach soccer e o futebol de praia, Toinho é um exímio praticante do futevôlei. Atleta disciplinado, se recuperou totalmente da contusão. E sua volta aos gramados de areia será em grande estilo. Toinho foi convidado para defender a camisa do Peñarol, no Campeonato de Beach Soccer do Uruguai, que co-meça na próxima semana. Antes de viajar o blog Craques da Praia quis saber mais sobre ele.

1 - O que o futebol significa para você? 
R: Futebol é uma parte de mim, esporte que pratico profissionalmente a maior parte da minha vida, até hoje. Jogo desde os 12 anos de idade, quando fui jogar campo, e nos últimos 3 anos no beach soccer.

2 - Você sofreu uma contusão em 2012 e ficou cinco meses parado. Como foi essa contusão? Foi um acidente normal ou foi uma jogada desleal do adversário? 
R: Foi na final do campeonato carioca de beach soccer sub 23, entre Flamengo e Vasco. Faltavam 30 segundos para o fim do jogo, quando fui tirar uma bola e tomei uma entrada na perna. Tive fratura total da tibía e fíbula. Quem pratica esportes de contato está sujeito a vários tipos de contusões. A jogada foi realmente muito dura e foi muito rápido. As pessoas que estavam de fora vendo o jogo me disseram que foi desleal e outras que foi acidente. Preferi achar que foi um acidente, até porque ouvi o pedido de desculpas do jogador do fato ainda no hospital, no qual foi até lá fazer o pedido.

3 - Como foi o processo de recuperação? 
R: Ainda no hospital tive total apoio da minha família e amigos. No inicio foi um pouco complicado, pois fiquei 1 mês sem poder pisar. Com 2 semanas do pós-operatório comecei minha fisioterapia no Flamengo. Fui muito dedicado neste processo, de segunda a sexta estava na Gávea e a tarde na academia. O fisioterapeuta disse que minha recuperação foi muito boa graças a minha dedicação. Se eu tive esta dedicação toda e hoje estou bem devo tudo a minha família e amigos que me deram força e apoiaram.

4 - Na próxima semana você vai ao Uruguai, jogar o campeonato de beach soccer pelo Peñarol. Como surgiu essa oportunidade? 
R: Tenho amigos jogadores de beach soccer uruguaios. Eles me indicaram a diretoria do Peñarol a ajudá-los no campeonato.

5 - O beach soccer tem permitido um intercâmbio muito forte entre jogadores brasilei-ros e atletas das Américas e da Europa. Como você vê esse crescimento do beach soccer? 
R: Estamos vivendo a expectativa de o esporte tornar-se olímpico. Este crescimento é muito importante. Para isto acontecer, ainda há muito que fazer, mas este é o caminho. Cada vez mais promovendo a modalidade pelos continentes.

6 - E o futebol de praia? O que achou do campeonato de 2012? 
R: Como não pude jogar, tive um pouco da visão burocrática e acho que a organização e estrutura do campeonato tem condições de ser mais organizados...

7 - Você tem uma ligação muito forte com o Areia do Leme. O que o Areia do Leme significa para você? 
R: Areia Leme hoje é minha "área", a moral que a torcida, o presidente (cris) e a rapaziada das antigas me deram, fez eu não sair mais de lá... Moro na Figueiredo, mas se quero ir a praia vou lá, se quero beber uma cerveja vou lá, se quero jogar um futevôlei vou lá, quem entra para esta família é muito difícil sair !!!!

8 - Você sofreu uma contusão jogando beach soccer pelo Flamengo. Como está a sua relação com o clube? 
R: Meu contrato era ate Dezembro de 2012. Todos nós jogadores de beach soccer do Flamengo estamos aguardando a diretoria nova do clube resolver o futuro.

9 - Quem são os jogadores do futebol de praia que você mais admira? 
R: Jogo com a 5 no Areia por causa do Dime, que foi o camisa 5 do Areia antigamente. Joga na mesma posição que eu e tive o prazer de jogar com ele assim que cheguei por lá.

10 - Quem são seus ídolos no futebol profissional? 
R: Que vi jogar, Messi e o Fenômeno. Foram os “fora do normal”...

11 - Que mensagem você gostaria de mandar para seus companheiros do futebol de praia? 
R: Não deixe de fazer o que goste por causa de obstáculos. Ultrapasse-os e volte com mais gana de realizá-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balança campeão de aspirantes

A força do Colorado

Entrevista com Rafael Bueno

Os melhores jogadores de 2017

O nome dele é Magal