GOLEADA HISTÓRICA - Com o placar de 5 x 1 sobre o Areia do Leme, o Racing sagrou-se campeão do Campeonato Carioca de Futebol de Praia, 2012, na categoria aspirantes. Foi um show de bola, literalmente. O Areia é um time forte, bem estruturado, mas pareceu desnorteado diante do toque de bola do Racing que, desde os primeiros instantes, dominou a partida. O time jogou o seu melhor futebol, mas, seu mais importante elemento tático, foi o sonho de ser campeão. Os garotos queriam muito aquele título. Precisavam dele para sua realização pessoal, como atletas e conseguiram. Estão de parabéns todos os integrantes da família Racing. Tanto o presidente Alexandre Sherman, como a comissão técnica e os jogadores do time adulto que ficaram na torcida, incentivando o time a fazer o seu melhor.
LEO GIGANTE: PRONTO PARA A DECISÃO - O jogador Leonardo Alves, que todos os grãos de areia da praia conhecem como Gigante, graças ao tamanho do seu futebol, não pensa em outra coisa: a final do campeonato carioca. Goleador nato, talento incomparável no esporte que pratica, Gigante se divide com sucesso entre o "beach-soccer" e o futebol de praia. Quem ver esse estudante de educação física jogando bola não tem a menor dúvida que ele tem o dna do futebol. Nasceu com o futebol no sangue. O esporte é o seu mundo, sua vida. Dentro de campo é um esportista atento, com pleno domínio da sua arte, sabe ser individualista no momento certo, assim como sabe a hora de jogar para a equipe. Divide com Bolinho e Mosca a responsabilidade pelos gols do Copaleme.
Fora de campo é uma pessoa adorável. Sabe fazer amigos com seu comportamento gentil, civilizado, alto astral. É bem humorado, simpático e generoso. Sua grande paixão é o Flamengo, time que traduz tudo o que ele sonha e pensa sobre futebol. Disputar a final do futebol de praia é um sonho, um momento especial em sua vida. Trazer o troféu para o Copaleme é um desejo muito forte. Um presente que pretende dar a torcida que o admira e respeita.
NUNCA HOUVE JOGADOR COMO ELE - Já se disse, para definir o jogador Heleno de Freitas, que "nunca houve jogador como ele", parafraseando a frase de divulgação do filme Gilda, com Rita Hayworth, que dizia que "nunca houve uma mulher como Gilda". Por causa do seu temperamento, sucesso, talento e estrelismo Heleno foi apelidado de "Gilda". O futebol de praia tem o seu próprio Gilda, um craque que tem muitas facetas que o identificam como um Heleno de Freitas. E esse craque chama-se Christiano Abdenur, mas que todos os grãos de areia da praia de Copacabana conhecem simplesmente como Caô.
Caô é o Heleno de Freitas do futebol de praia.
Não! Ele não tem a arrogância, nem a prepotência do craque do Botafogo. Muito menos a descedência de uma família rica. O que une Caô e Heleno é o estilo passional de jogar futebol. O amor pela camisa preto e branca. (No caso do Heleno, a camisa do Botafogo; no caso do Caô, a camisa do Força e Saúde). Mas, mais do que tudo, a semelhança entre os dois gênios do futebol está na convivencia do talento esportivo com os excessos da vida boêmia. Nisso eles são a mesma pessoa.
Caô é um atleta mágico. Joga com total domínio da sua arte. Sabe todos os segredos do esporte que pratica. Tem uma incrível pontaria para fazer gols. É uma grande personalidade do futebol de praia. Como pessoa, ao contrário do Heleno, é dócil, gentil, afável. Um verdadeiro "príncipe". Raramente faz falta. Joga um futebol clássico e demonstra uma incrível paixão por aquilo que faz. É amoroso com os amigos e gentil com os inimigos. Nunca altera a voz ao falar com ninguém. É um doce de pessoa.
Fora do campo é o atleta mais indisciplinado que o futebol de praia já teve. É um amante da bebida, das noitadas luxuriosas, das farras inconsequentes, dos romances com periguetes. É capaz de virar dias e noites bebendo sem parar. Semanas atrás, um colega de equipe o encontrou num final de noite e ficou horrorizado com o que viu. "O Caô estava irreconhecível. Ele nem conseguia falar..." O curioso é que, quanto mais ele "enfia o pé na jaca", mais apurado fica seu futebol. Recentemente, no torneio de beach-soccer realizado no Flamengo, ele foi o artilheiro, jogando em meio a grandes talentos e atletas bem mais jovens.
Caô é um fenômeno do futebol de praia.
Se Heleno teve um filme contando sua vida, Caô certamente merecia ter sua história registrada nas telas do cinema. Seus gols sensacionais, seus dribles magníficos, suas jogadas de talento. Da mesma forma como não restaram muitas imagens das jogadas de Heleno, também não existem muitos registros das jogadas de Caô. Mas existe toda uma geração de aficcionados pelo futebol de praia que são testemunhas do talento e da grandiosidade desse atleta.
COPALEME VERSUS BALANÇA - Um jogo vibrante. O encontro entre o Copaleme e o Balança ainda repercute nas areias de Copacabana. Valendo uma vaga na grande final do Campeonato Carioca de 2012, a partida foi uma sucessão de grandes jogadas. Dois times conscientes de seu futebol, se enfrentando com raça e vigor. Atletas que chegaram ao topo do campeonato com disciplina e talento. Foi uma partida inesquecível, que acabou quando já estava anoitecendo. As luzes foram acesas, para a disputa de pênaltis, já que o jogo terminou em 1 x 1. Súbito, um defeito na iluminação, e o campo ficou às escuras. Foi preciso mudar de campo, sair do Lido e ir até o Leme, num campo iluminado, para que fosse possível a cobrança de pênaltis. Então aconteceu algo incrível. Uma verdadeira procissão de jogadores e torcedores caminhando pelo calçadão em direção ao campo iluminado. Pessoas que passavam pelo local, naquele momento, não entendiam a razão daquela romaria. A romaria em direção a final de 2012. O resultado foi melhor para o Copaleme. E no campo iluminado se podia distinguir lágrimas de um lado, e sorrisos de outro.
O ÚLTIMO DOS MOICANOS - Um jogador que traduz com perfeição a personalidade e o toque de bola do seu time. Assim é o veterano Carlinhos, destaque absoluto entre os jogadores do Força e Saúde, que vai disputar com o Copaleme o título de Campeão de 2012. Carlinhos joga um futebol que é, ao mesmo tempo, alegre, malandro (no bom sentido), requintado e feroz. É um oportunista capaz de surpreender qualquer adversário. A presença de Carlinhos na grande final é a consagração definitiva de um jogador que tem um histórico de grandes atuações e gols que marcaram época na história do Força e Saúde.
O CAMINHO DA VITÓRIA - A vitória foi decidida por pênaltis e o Racing, que jogou com o Coapacabana, vai disputar a final com o Areia do Leme. "Esse jogo tá muito morno", dizia o técnico Valtinho, observando a partida. Para ele os dois times jogaram sem entusiasmo, sem vigor. Os meninos pareciam tensos, diante da possibilidade de disputar a grande final do campeonato. O fato é que o Copacabana era o grande favorito, já que se manteve na liderança durante quase todo o certame. Mas o Racing nunca foi uma carta fora do baralho. Pelo contrário. Soube aproveitar as oportunidades com um time coeso e pronto para a briga. O resultado é que o time do ator Alexandre Sherman vai jogar a final, no dia 14 de Abril.
A GRANDE FINAL: DIA 14 DE ABRIL - A bola rola nas areias de Copacabana! Será no dia 14 de Abril, a partir das 14 horas, a grande final do Campeonato Carioca de Futebol de Praia 2012.Racing x Areia e Copaleme x Força e Saúde. Os quatro times vão ter mais uma semana para treinos e concentração. Além disso a Associação de Futebol de Praia vai ter mais tempo para organizar uma festança de encerramento do mais organizado e profissional campeonato dos últimos tempos.
COPALEME: UM TIME QUE JOGA COM A TORCIDA - Quando o Copaleme ficou entre os quatro finalistas, na animada comemoração, sua legião de torcedores prometeu que, nos jogos seguintes, a turma seria o "décimo segundo jogador". E assim foi no jogo contra o Balança. Os torcedores do Copaleme não pararam de cantar o jogo inteiro. É um torcida organizada, barulhenta e animada, que sabe torcer na base da brincadeira e do alto astral. Estimula sua equipe com festa e alegria. É uma torcida que tem vida própria. Mesmo quando o time não está jogando eles se reúnem para churrascos e festejos. São tão animados que tem o seu próprio quiosque, na avenida Atlântica, na altura do Hotel Windsor. É com orgulho que eles chamam os amigos para beber no "quiosque da torcida do Copaleme". É para lá que eles pretendem levar a taça, logo depois do jogo que vai revelar quem é o campeão de 2012 do futebol de praia.