quarta-feira, 27 de abril de 2011

Driblando e sambando

Elias Santana, à esquerda, com os Vereadores Marcelo Arar, Adilson Pires e Carlinhos Mecânico.




Elias Santana e Marcelo Arar na festa do Vereador Adilson Pires, representante da Prefeitura na Câmara Mnicipal.



Zezé Minc, filho de Carlos Minc, Marcelo Arar e seu Chefe de Gabinete Elias Santana.





SAMBA E FUTEBOL - Tramita na Câmara Municipal um projeto do nobre Vereador Marcelo Arar, a partir de uma idéia de seu Chefe de Gabinete Elias Santana, que cria um torneio de Futebol de Praia das Escolas de Samba do Rio. A idéia é que cada uma das Escolas de Samba do Rio (Salgueiro, Portela, Mangueira, União da Ilha, Salgueiro, etc) participe de um torneio de Futebol de Praia com times oriundos de suas comunidades. Assim como já existe com a São Clemente, cuja Escola de Samba já tem um atuante time de Futebol de Praia. A idéia de Elias Santana (irmão de Bruno Santana, o jogador do Racing Bruninho) é que o campeonato das Escolas de Samba ocorra todos os anos, durante o verão, antes dos desfiles das Escolas de Samba.



Salve Elias! Salve o samba. E salve o Futebol de Praia!


domingo, 24 de abril de 2011















O futebol não é o fim do mundo. É algo muito maior do que isso!



A vez do Juiz




APITANDO TODAS - Não são apenas os times de futebol de praia que estão se tornando mais profissionais e organizados. A arbitragem, no futebol de praia, também tem feito bonito. Organizados e profissionais, os juizes e bandeirinhas são parte integrante do grande espetáculo que é uma partida de futebol. A Comissão de Arbitragem da AFPERJ - Associação do Futebol de Praia do Rio de Janeiro tem como diretor geral João Batista da Silva e como Secretário Geral Sergio Henrique Antonio da Conceição, também conhecido como Pato Roco. A Comissão de Arbitragem é tão organizada que tem até seu próprio blog. (http://comissaodearbitragem.blogspot.com/) Em sua página na internet os juizes comentam o Futebol de Praia, fazem resenhas de algumas partidas e publicam ótimas entrevistas com os jogadores. O último entrevistado é o Allan Amorelli, craque, dirigente e galã do time da Paula Freitas. Na entrevista a seguir, Pato Roco, em nome da Comissão de Arbitragem, conta como os juizes vêem o futebol de praia.





1 - Como anda a disciplina dos jogadores de futebol de praia?
R: Primeirante meus cumprimentos e gostaria de enaltecer o trabalho que ora realiza diante desse importantissímo veículo de comunicação. Com relação a pergunta, após a criação da AEFPERJAssociação das Equipes de Futebol de Praia do Estado do Rio de Janeiro, dirigida pelo Dr. Marcelo Vargas (Vaca), Presidente, e o Sr. Paulo César Louzada (PC) Vice-Presidente, as coisas melhoraram muito. Eles resgataram o TJD – Tribunal de Justiça Desportiva, dando mas respeito e segurança para todos os envolvidos. Gostaria muito de poder citar dois exemplos de equipes que eram tidas como problématicas e brigonas, são elas Embalo do Leme e Dínamo da comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Fico muito feliz hoje de poder trabalhar com essas duas equipes com atletas super educados, determinados a fazer do esporte uma integração social, usando sempre o espírito do FAIR PLAY – o jogo limpo, saudável. Tivemos no ultimo campeonato carioca de 2010, as belissímas finais, categoria aspirante Força e Saúde x Dínamo, sagrando-se campeã a equipe do Dínamo, na categoria amador Colorado do Leme x Embalo do Leme, ambas fizeram um grandioso espétaculo com suas torcidas em massa nas areias de Copacabana sem ter tido nenhum tipo de incidente.




2 - O que a Comissão de Arbitragem está achando da realização dos torneios regionais?
R: Isso foi uma iniciativa da Presidência da Associação juntamente com os Clubes, acho super interessante, pois cria uma expecativa maior para o segundo semestre quando será realizado o tradicional Campeonato Carioca de Futebol de Praia de Onze, com isso também podemos até dizer que é uma pré temporada das equipes, quanto da arbitragem em função do carioca.




3 - Quem é o time mais disciplinado da praia? E o mais indisciplinado?
R: Vejamos bem. No meu ponto de vista acho que a modalidade futebol é realmente uma coisa que mexe com os sentimentos, com o ego pessoal, a vontade individual e coletiva de vencer, não poderia aqui citar uma só equipe, porque todas são passivéis de penalidade, mas gostaria sim de pedir aos senhores dirigentes que conversem com seus torcedores, aqueles fanáticos e problemáticos, que vão à praia pertubar os árbitros e até mesmo os atletas de suas equipes, pois para mim hoje não vejo problemas nas equipes com relação a disciplina, voltando a frisar que quem nos traz problemas são alguns torcedores que na maioria das vezes estão em estado etílico alterado. Ou seja, embriagados.




4 - Que jogadores a Comissão de Arbitragem escolheria para fazer uma seleção da Praia?
R: Olha essa é uma pergunta meio delicada, pois hoje temos uma safra de atletas nas equipes com idade de jogar no aspirante atuando pelo amador por serem bons de bolas, tenho muitos amigos craques de bola, e seria injusto da minha parte citar algum nome ou deixar alguém de fora, mas com relação a elenco gostaria de citar a jovem e competente equipe do Embalo que tem feitos grandes partidas na praia.




5 - Como está funcionando essa associação de vocês? O que é, exatamente, a Comissão de Arbitragem?
R: Tenho que dizer que o Presidente Dr. Marcelo Vargas, juntamente com seu Vice-Presidente Sr. Paulo César Louzada não tem medidos esforços para que sejam realizados os torneios, campeonatos, os mesmo estão tentando patrocínio junto a iniciativa privada para que possamos dar mas estruturas para os clubes, como também para as pessoas que trabalham nos eventos. Com relação a Comissão de Arbitragem, temos o nosso Diretor Geral, Sr. João Batista, e eu (Pato Roco) como Secretario Geral da Comissão, onde estamos sempre em contato com os árbitros instruindo os mesmos de como se comportar em uma partida de futebol, orientando, dando assistência no que necessário, escalando para os jogos e ao mesmo tempo punindo aqueles que não se enquadram com as diretrizes da Associção. Poís os mesmos recebem suas taxas em dia, sempre ao final de cada jogo, por isso que cobramos um trabalho sério da parte deles, e esse ano de 2011 a cobrança será maior, devido ao grande número de árbitros da FERJ – Federação de Futebol do Rio de Janeiro que estão nos procurando para partcipar do nosso quadro de arbitragem.




6 - Quem são os juízes mais competentes do futebol de praia?
R: Existem vários árbitros bons, o futebol de praia sempre foi a vitrine da arbitragem Nacional e Internacional, podemos citar alguns nomes do passado: Armando Marques, Daniel Pomeroy, Jorge Jose Emiliano dos Santos ( Margarida), in memorian, atualmente temos um quadro de árbitros bem bacana, mas gostaria de citar o trabalho do Árbitro Eduardo Cordeiro, uma das grandes revelações da arbitragem carioca, fazendo parte do quadro Nacional de árbitros da CBF – Confedaração Brasileira de Futebol, que até hoje atua na praia conosco, que sempre nos fala “ eu não estando escalado na FERJ e CBF podem contar comigo na praia sempre”.




7 - Os juizes muitas vezes são incompreendidos pelo torcedor e pelo atleta. Como vocês costumam lidar com a rejeição da torcida?
R: Isso já existe há muito tempo, foi criado essa raiz negativa que até hoje perpetua nos jogos. Gostaria muito que a Associação criasse uma cartilha e desse para as equipes distribuirem entre seus atletas e torcedores, e digo mas isso iria ajudar muitos atletas, pois 80 % dos jogadores desconhecem as regras de futebol. Fica aqui a minha singela ideia que, de repente, poderá sair do papel. Rsrsrsrsrsrss.


8 - Que mensagem você mandaria para os jogadores da praia?
R: Gostária de pedir aos atletas, principalmente os mas novos, que joguem o verdadeiro futebol, mantendo sempre o FAIR PLAY – espírito saudável dos jogos, que não levem nada para o lado da rivalidade, pois muitos, senão a maioria que jogam nos sabados, nas areias da praia de Copacabana, acordam cedo na Segunda-feira, para irem aos seus colégios ou até mesmo trabalhos, por isso peço que joguem sempre o jogo limpo, sem entradas desleais que possa acarretar perigo ao companheiro desportista.



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Volta ao lar








DE VOLTA PRA CASA - Foi muito comentada a saída de Yuri do Copacabana Praia Clube. Um jogador totalmente identificado com a camisa do seu time, antes do Carnaval caiu como uma bomba no futebol de praia a notícia que Yuri tinha saído do Copacabana. Seu novo time seria o Copaleme. A notícia era fato. Yuri realmente mudou de time. Mas, para surpresa de muitos, a mudança foi rápida. Yuri jogou apenas quatro partidas com a camisa do Copaleme e agora já está de volta a sua velha casa. "Senti falta do Copacabana. A galera do Copaleme é muito gente fina, mas eu só me sinto à vontade no futebol jogando pela camisa. E a minha camisa no futebol de praia é a camisa do Copacabana", disse o craque, durante a tradicional pelada das segundas-feiras, no campo em frente a Rua Prado Júnior.


Num bate-papo informal Yuri saudou a volta do time da Rua Prado Júnior. "Esse time nunca devia ter parado". Yuri diz também que gostou da idéia dos torneios regionais que vão acontecer no primeiro semestre. Seu time, o Copacabana, vai fazer um triangular com o América do Lido e o Prado Júnior. "O bicho vai pegar nesse triangular, já que os três times vão vir com tudo em cima. Mas, comigo no ataque, é claro que o Copacabana vai ser o campeão", afirma o craque, com um sorriso otimista.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Prado Júnior Futebol de Praia



UM NOVO TIME NA AREIA - Já faz tempo que a rapaziada do Lido está falando em reativar o lendário PRADO JÚNIOR, time que marcou época e deixou boas lembranças na história do futebol de praia de Copacabana. Agora o sonho dos atletas se tornou em realidade. O PRADO JÙNIOR está de volta em grande estilo nas escaldantes areias de Copa. Mostrando que o nome traz influência ao futebol, o PRADO JÚNIOR já ganhou de rivais como o Copacabana Praia Clube e o Copaleme. E, a partir do dia 14 de Maio, o PRADO JÚNIOR vai estrear no torneio regional de futebol de praia disputando o troféu com dois adversários de peso: América do Lido e Copacabana.



É a festa do futebol que não para.


sábado, 16 de abril de 2011

Samba e futebol






O TAO DO SAMBA - Um dos destaques do Areia do Leme, o jogador Tao, também conhecido como Taozinho, se divide entre o futebol e o samba. Enquanto na areia ele deita e rola como atleta de um dos times mais bacanas do futebol de praia, na noite carioca ele se destaca como artista. Tao é vocalista do Grupo Papo de Samba, um dos mais promissores grupos de pagode do Rio de Janeiro. Alé de cantar ele ataca na percussão e consegue, junto com seu grupo, criar um repertório de boas músicas. Escute um dos sambas que levantam a galera nos shows do Papo de Samba. É bom demais!




Novidades na areia


CAMPEONATOS REGIONAIS - O calendário de 2011 do futebol de praia vem com novidades. Além do já tradicionalíssimo Campeonato Carioca do segundo semestre, os times vão disputar campeonatos regionais a partir de maio. Isso mesmo. Campeonatos regionais. Vamos ter o Torneio do Lido, o Torneio do Leme, Torneio do Posto 4, etc. Assim vários times poderão levantar uma taça no primeiro semestre. No Torneio do Leme estarão os times daquele bairro: Areia, Copaleme, Dínamo e Colorado. Serão campeonatos menores que vão abranger uma menor quantidade de equipes. É ver para crer.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Os craques de Botafogo





BALANÇA ESPORTE CLUBE - Eles saíram de Botafogo para fazer história em Copacabana. Tendo como aditivos o amor a camisa e a paixão pelo futebol, o Balança é o time que mais tem crescido de produção nas últimas temporadas. É um time que forma uma turma. União e solidariedade são componentes sempre presentes nos encontros do grupo. Jogadores de talento orquestrados pela competência e pelo carisma do técnico Leandro Riquelme, figura querida de todos os que fazem o futebol de praia. Observadores atentos apostam no Balança como destaque do próximo campeonato. Quem viver verá.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Noite do Meu Bem








Hoje eu quero a rosa mais linda que houver

E a primeira estrela que vier

Para enfeitar a noite do meu bem

Hoje eu quero a paz de criança dormindo

E o abandono de flores se abrindo

Para enfeitar a noite do meu bem

Quero a alegria de um barco voltando

Quero a ternura de mãos se encontrando

Para enfeitar a noite do meu bem

Ah! eu quero o amor o amor mais profundo

Eu quero toda beleza do mundo

Para enfeitar a noite do meu bem

Ah! como este bem demorou a chegar

Eu já nem sei se terei no olhar

Toda ternura que eu quero lhe dar.




A NOITE DO MEU BEM - O poema acima é a letra de uma das mais belas canções em língua portuguesa, considerada um clássico da música brasileira: A noite do meu bem. Já foi gravada por cantoras como Elis Regina, Maria Bethânia e Maysa. Assim como a letra, a melodia da canção também é de arrepiar. A autora da música, Dolores Duran, foi uma mulher incrível. Teve uma vida breve, morreu jovem, mas viveu intensamente toda a beleza e a doçura de Copacabana.


O que a música "A noite do meu bem" tem a ver com o futebol de praia? É que foi um jogador de futebol de praia quem inspirou Dolores Duran a compor essa canção.


Nonato. Esse era o nome do craque. Nonato! Na lembrança dos que viveram os anos 60 ele era um jogador dos bons. Sabia dar show jogando bola. E Nonato foi o grande amor de Dolores Duran.


Foi na época dos anos dourados do Rio de Janeiro. Dolores Duran estava fazendo uma temporada de sucesso numa boate chamada Little Club, na área boêmia do Lido. Um belo dia, durante o show, ela notou um rapaz muito atento olhando para o palco. Ela o reconheceu. Já o tinha visto jogando futebol na praia e tinha ficado impressionada com as incríveis pernas dele.


Quando acabou o show, na hora do bis, Nonato pediu para ela cantar uma música chamada Castigo. Dolores Duran sorriu e respondeu: O show já terminou. Mas se você quiser, posso cantar no seu ouvido. Começava ali uma das mais belas e intensas histórias de amor que Copacabana já viveu. Uma história tão intensa que resultou numa das mais belas canções da MPB. A noite do meu bem!












domingo, 3 de abril de 2011

Valois no estaleiro


TEMPO DE REPOUSO - Alexandre Valois, atleta que é referência no futebol de praia de Copacabana, está no estaleiro, depois de uma delicada cirurgia. O resultado da operação foi bem positivo e agora ele está na fase de repouso absoluto por recomendação médica. Atividades físicas estão proibidas nos próximos três meses. O cotidiano de Valois tem sido ficar em casa assistindo TV, ouvindo música ou brincando com seu filho. Mas, quem conhece o atleta já sabe como esse dia-a-dia deve estar sendo difícil. Valois é muito agitado e tem sido obrigado a ter auto controle para se manter calmo e conseguir ficar repousando como o médico recomendou. Enquanto isso os amigos tem ligado e visitado o atleta em sua casa. Que ele fique logo bom e volte a mostrar sua classe nos jogos na praia.