quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A voz do árbitro




THIAGO MURALHA É O JUIZ - A arbitragem, numa partida de futebol, é algo que sempre gera polêmica e discussões por parte de atletas e torcida. Um erro do juiz pode mudar o rumo de uma partida e provocar traumas definitivos num jogador ou numa equipe. No futebol de praia não é diferente. A arbitragem é sempre alvo de polêmicas e discussões. Assim o CRAQUES DA PRAIA convidou o jovem árbitro Thiago Muralha, um dos mais atuantes árbitros do futebol de praia, para dar a sua versão dos fatos. Com 25 anos Muralha faz parte da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, onde atua como árbitro profissional e árbitro assistente. Estudante de Educação Fisica, Muralha se define como um sujeito honesto, simpático e brincalhão. (Na foto acima Muralha aparece ao lado do árbitro assistente Diogo Carvalho e do jogador do Duzentos F. C. Miguel Fernando). A seguir as considerações do árbitro sobre o atual Campeonato Carioca.




1 - O que o futebol significa para você?

O futebol significa muito para mim, é uma paixão inexplicável, onde todos tem um sentimento de amor pelo esporte. Eu não vivo sem futebol, pois nele você encontra diversão, competição, rivalidade, paixão, amor, entre outras coisas. Afinal todo brasileiro é apaixonado pelo futebol!



2 - Como você decidiu ser árbitro?
Essa é a parte mais curiosa sobre a decisão de virar árbitro. Em 2008, na festa de fim de ano do Geração, lembro que apitei um jogo entre Embalo 1x1 Geração na categoria sub-17!E foi um jogo bastante complicado e difícil de arbitrar, por se tratar de um clássico com duas equipes qualificadas e das mais respeitadas da praia. Nessa partida eu estava tão concentrado, que eu não obtive nenhum erro durante a partida. E quando terminou o jogo, todos que assistiram a partida me falaram para eu ser árbitro, porque eu tinha vocação e talento! E foi nesse tempo que decidi seguir carreira de árbitro com apoio e orientação do Diogo Carvalho (Árbitro Assistente FERJ/CBF). Então fiz curso em 2009 pela FERJ - FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.



3 - Como você analisa o atual Campeonato Carioca de Futebol de Praia?
O campeonato Carioca de futebol de praia sempre foi uma competição charmosa do Rio de Janeiro! Onde o público tem acesso as melhores partidas com equipes tradicionais da praia. Portanto o campeonato carioca deu um salto de melhoria, pois cada ano o presidente da associação está inovando as idéias para melhorar a visibilidade do campeonato. A marcação de campo e os cones que ficam do lado das traves foram um grande salto para auxiliar os jogadores e a arbitragem. O que falta mesmo é organização antes da partida por falta de um 4° árbitro, o que gera as vezes o atraso dos jogos e o policiamento para os árbitros trabalharem com segurança. Creio que o Marcelo Vaca (Presidente da associação) está fazendo o possível para melhorar a cada ano o campeonato carioca de praia!



4 - Qual a principal qualidade que um árbitro deve ter?
A principal qualidade que o árbitro de futebol precisa ter é a IMPARCIALIDADE! O árbitro que é imparcial ganha a confiança dos jogadores dentro de campo. Pois isso passa uma segurança para todos que estão ao seu redor. E claro, o árbitro precisa ter um bom preparo físico para suportar um jogo de futebol e saber aplicar as 17 regras de futebol corretamente.



5 - Na sua opinião quem são os melhores jogadores do Futebol de Praia, atualmente?
Na praia existem muitos jogadores de extrema qualidade, o que vem mantendo o brilho de futebol de areia! Os melhores jogadores de praia para mim são Sidney, Bernardo(Areia), Benjamin, Bruninho(Racing) e Buru. No campeonato carioca tem jogadores se destacando e que tem um futuro promissor que é o Marcello Schilling,(Marcelinho) do Racing e o Mister Bean do Areia. Também cito o Yuri do Copacabana entre outros que não lembro os nomes.



6 - Muitos jogadores estão criticando a arbitragem do campeonato. Como você analisa essas críticas?
Na minha humilde análise, as duras críticas que a arbitragem de praia vem sofrendo durante as competições, é por falta de preparo dos árbitros em campo! Muitos árbitros estão mal fisicamente para suportar os jogos, muitos erros de interpretação são cometidos, erros grotescos por não saber aplicar as regras corretamente, entre outros. São fatos que podem estar gerando nos atletas insatisfações, insegurança, nervosismo e até o medo de ser prejudicado por um erro que pode mudar o placar de uma partida. Eu, sinceramente, sou a favor de se fazer uma reciclagem no quadro de árbitros. Mas vale ressaltar que os árbitros não tem segurança nenhuma para trabalhar!



7 - O árbitro muitas vezes é hostilizado por atletas e torcedores. Já aconteceu com você alguma situação desagradável nesse sentido?
Com certeza, eu já fui bastante hostilizado por jogadores e torcedores. O momento que mais marcou a minha carreira de árbitro na praia foi em 2009, na partida entre América do lido 3x2 Embalo (AMADOR). Essa partida era um clássico e as duas equipes precisavam da vitória. Portanto, ocorreu uma infração dentro da área (toque de mão) e marquei penalidade a favor do America do Lido, porém a minha assistente levantou a bandeira e alegou que a infração ocorreu fora de área. Como eu estava em cima do lance e tinha certeza absoluta, continuei com a minha marcação! O que gerou hostilidade por parte de jogadores e dirigentes do Embalo. Após a partida, o público apaixonante do futebol de praia, me relatou que eu acertei na marcação e recebi elogios de todos pela coragem e determinação. Como todos dizem, o árbitro nunca pode agradar a ninguem.,É uma carreira estressante!. Só apita quem ama mesmo.



8 - Quem são os atletas mais indisciplinados do Futebol de Praia?
No futebol existem atletas disciplinados e indisciplinados. No futebol de areia tem vários jogadores indisciplinados por perder cabeça facilmente, por não se controlar, nervosismo total, violento, entre outros defeitos. Gostaria de citar alguns, mas infelizmente não lembro os nomes desses atletas.



9 - Que mensagem você gostaria de mandar para os atletas do Futebol de Praia?
A mensagem que eu gostaria de passar para os jogadores de futebol de praia é essa:"Tenham lealdade, respeitem o adversário, joguem na bola, utilizem suas habilidades e diga não a violência, pois o verdadeiro espetáculo são vocês. Dêem bons exemplos as crianças."

8 comentários:

Anônimo disse...

Uns dos melhores árbitros atualmente que já vi!

Joel disse...

um juiz jovem e promissor que se destaca no que faz

Vinicius disse...

É uma pena que ele não atua mais na praia!A praia só tem a perder com isso.Um jovem talentoso,corajoso e decidado.Infelizmente muitas pessoas pensa mal dele!Torço que você volte atua na praia nos campeonatos.

Matheus disse...

Excelente Matéria sobre a arbitragem!Ainda mais com o conhecido árbitro Muralha,o grande profissional.

Rodrigo disse...

Boa matéria!Eu estive no jogo citado pelo árbitro,em 2009 América do Lido x Embalo pelo amador,onde caiu um temporal na partida.Ainda expulsou 3 jogadores do Embalo por agressões.posso dizer que ele teve uma atuação digna e não fez vista grossa.Parabêns.Não o vejo mais atuando,o que aconteceu?

Thiago Muralha disse...

Galera!

Muito obrigado pelas palavras de carinho,de reconhecimento pelo meu trabalho durante esses 3 anos de arbitragem!fico feliz e isso me motiva muito mais para os futuros desafios que terei na frente como treinador.Quem sabe não volto atuar no campeonato carioca mais charmoso da praia de Copacabana.

Att Thiago Muralha

yago disse...

Isso ae prof thiago continua assim , parabens!! abç

Juninho disse...

Esse árbitro é serio!Sabe atuar sem comprometer as equipes.A praia precisa de árbitros que sabem exercer a função.Ele tem qualidade suficiente e não precisa provar nada.